¿Quieres exponer tus obras en Artelista? Email: (aceptas la Política de Protección de Datos y sus Condiciones generales)

ines dourado

 ines dourado

.......

Nasceu no Alentejo. Vive em Lisboa. Começou com autodidacta e assim continua, embora tenha frequentado a Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa (Mestre Jaime Silva), Escola Artesãos de Lisboa (Mestre Bárbara Guerreiro)e Escola de Artesãos de Loures (Mestre Castro Infante, Engº de Const.Naval, poeta e pintor) Tem o 3ºano da licenciatura de Filosofia na UNL-FCSH e,embora não exponha desde 2004, continua a pintar coadunando a sua arte com o 3º ano do curso superior de História da Arte na mesma instituição de ensino. Sobre a sua pintura o Mestre Castro Infante diz o seguinte:

« Na pintura de Inês Dourado há a poesia da ronda das cidades e dos dias repletos de luz e de sombra. As cores cantam o casario numa carícia leve. Belas são as coisas que as mãos da pintora tocam em busca da sua verdade. Que essa verdade não vos escape.”

 Alargando o seu olhar para além da "ronda das cidades", Inês Dourado persiste na poesia colorida do silêncio  e na transparência de conteúdos, apelando também para que não deixemos escapar as coisas belas do ser e da natureza: O azul do céu, do mar, os pôr-do-sol aqui e acolá nos seus poentes silenciosos e radiantes, o brilho da lua no silêncio da noite derramando luz num manto de mar de prata,a envolvênvia do ser na natureza. Enfim, a luz e a sombra e a busca da sua verdade dilata-se na “ronda da natureza e do ser”. A artista diz: "A minha pintura pode não valer um caracol, mas ela sou 'eu' e completa-me. Portanto, acho-a simplesmente bonita(Desculpem-me a falta de modéstia, mas estranho seria se assim não fosse:))"

 EXPOSIÇÕES: Individuais

-Centro Cultural de Ferreira do Alentejo - Associação de Artesãos de Loures - Centro Cultura da Damaia - Salão de Exposições da sede da empresa alemã Hoechst Portuguesa (Mem Martins) - Junta de Freguesia de Benfica (Lisboa) - Junta de Freguesia de Alcântara (Lisboa) - Junta de Freguesia de Cascais - Galeria de arte do "EL CORTE INGLÉS" de Lisboa

Colectivas

- Junta de Freguesia da Mina (Amadora) - Hotel Penta em Lisboa (V Exposição de Artes Plásticas e Artesanais) - Espaço Museológico de Ferreira do Alentejo - Banco de Portugal (Quinta da Fonte Santa em Caneças) - III Exposição Internacional de Vendas Novas (1997) - I Exposição Internacional da Moita - INATEL - VII Exposição de Artistas Alentejanos, em Évora - IV Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas (1998) - V Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas (1999) - VI Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas(2000) - VIII Exposição Internacional Artes Plásticas de Vendas Novas (2002) Prémios 1996 - 2º Prémio de Pintura dos “1ºs Jogos Culturais de Ferreira do Alentejo”. 1997 - 1º Prémio de Pintura e 1º Prémio de Desenhos “2ºs Jogos Culturais do Alentejo”

Volver a la ficha del autor

Su página en Artelista:
http://ines-dourado.artelista.com

ines dourado está entre los favoritos de:

                               
Ver todos
Categorias: Pintura | Escultura | Dibujo | Grabados | Fotografía | Collage | Grafiti | Netart / Arte digital | Multimedia | Instalación | Cerámica/Porcelana/Cristal | Artesanía | Otros
Secciones: Artelista libre | Agenda | Arte español actual | Obras mas caras | Tagging | Date de alta | Foro | Tops | Colabora con nosotros  Buscar: Obras nuevas | Galerías actualizadas | Nombre de autor | Pais
Búsquedas relacionadas
Grandes artistas








Artistas destacados